segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Prefeitura incentiva participação de atletas em competição esportiva

A Coordenação do Ginásio de Esportes “O Cabeção”, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação Esportes e Cultura, está confirmando a participação das equipes de futsal, SUB9; SUB11 e SUB13 da escolinha do Ginásio "O Cabeção", na Copa Primavera. Segundo Cássio Cleber, “as equipes que irão representar Boa Vista, estão preparadas e esperamos trazer muitas medalhas para a cidade”.

O secretário de Educação, Esportes e Cultura, Francisco Almeida, disse que o apoio da secretaria é fundamental para o incentivo do esporte na cidade. “Uma das preocupações do Prefeito Edvan Pereira Leite, é incentivar a prática de esportes de alto rendimento. É fundamental oferecer oportunidades aos nossos atletas, de representar a cidade, e de terem a chance de participarem de competições fora do município”, diz o secretário.

Ciente que praticar esportes reduz os riscos de doenças e contribui para uma melhor formação do corpo a Prefeitura Municipal de Boa Vista investe no esporte. Tem sido assim, o destaque nos Jogos Escolares da Paraíba, na categoria Campo e Futsal. Os atletas da Escola Municipal Francisca Leite, nos últimos dez anos, se destacam como finalistas, nos jogos escolares da Paraíba.

Na cidade de Boa Vista o esporte, campo e futsal, tem recebido o total apoio da prefeitura. A coordenação do ginásio de esportes de Boa Vista já prepara o Torneio Integração com equipes de Fagundes, Boa Vista e São José da Mata

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Prefeitura de Boa Vista prepara desfile cívico de 7 de setembro

A Prefeitura de Boa vista, através da Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades nas escolas de ensino Fundamental e Educação Infantil. As escolas se preparam para a comemoração alusiva ao "7 de setembro". Cada escola esta trabalhando uma temática para apresentar durante o desfile cívico. 

Por recomendação do Secretário de Educação, Francisco Almeida, toda equipe técnica da secretaria encontra-se empenhada na organização do desfile, em parceria com as demais secretarias do município. “É uma recomendação do prefeito Edvan Pereira Leite, que quer manter vivo o espírito de civismo valorizando a cidadania por meio de respeito à Pátria”. Disse. 

Os organizadores esperam levar até as ruas; Jerônimo Gomes Marinho, Maxinimo Soares de Almeida e Praça Bom Jesus, um número de participantes maior do que no ano passado. Os temas que estão sendo trabalhados, para o desfile, em comemoração à independência do Brasil, são os de valorização e atitudes cívicas, contribuindo para o exercício da cidadania por meio do respeito à Pátria.
 
A movimentação dos profissionais da secretaria de educação tem sido muito grande com os preparativos para o desfile. A história de Boa Vista será o tema principal abordado pelas escolas do município, onde será retratada desde a sua fundação, do século XVII, quando Teodósio de Oliveira Lêdo habitara o sítio Santa Rosa, até a condição de cidade, passando pela sua emancipação política e as mostras cultural, industrial e folclórica.

domingo, 22 de agosto de 2010

Conferência sobre Clima recomenda combater a desertificação em Regiões Áridas e Semiáridas

Com mais de 200 trabalhos apresentados, em cerca de 60 mesas de debates e a participação de 2000 pessoas, entre cientistas, comunidades civil e tomadores de decisão, a Segunda Conferência sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Áridas e Semiáridas encerrou na sexta-feira (20/08) com a leitura da "Declaração de Fortaleza: Trazendo as terras secas para o centro das atenções", a recomendação do fortalecimento da governança dessas regiões com tomada de poder e representação política das populações e a necessidade de dar mais atenção às regiões e populações do semiárido.

"Elas precisam ter mais voz ativa, serem mais ouvidas. As regiões semiáridas representam 40% das terras do mundo, onde vivem 35% da população mundial. No entanto, Elas não têm uma atenção proporcional ao peso social e geográfico pelo setor político", avaliou o secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Egon Krakhecke.

Para ele, faltou à Conferência presença de representação política, uma vez que há necessidade desses eventos trazerem os grandes tomadores decisão dos vários países com áreas suscetíveis à desertificação. "Tivemos a presença de alguns, mas é insuficiente para o tamanho do desafio e para a relevância que as políticas públicas têm no combate à desertificação", salientou.

A Declaração de Fortaleza é composta por 23 recomendações divididas em oito temas: Desenvolvimento Sustentável e Mudança Climática: Desafios e Oportunidades; Representação Política em Múltiplas Escalas; Sinergias entre Iniciativas Globais Ambientais e de Desenvolvimento; O Financiamento do Desenvolvimento Sustentável Sensível ao Clima; Educação para o Desenvolvimento Sustentável;  Intercâmbio de Conhecimento e Informação; Planejamento Integrado e Implementação dos Programas e Estratégias de Desenvolvimento; e Respostas Urgentes.

A declaração cobra das Nações Unidas que considerarem a "atual situação de risco das regiões das terras secas, especialmente na África subsaariana, na Ásia do Sul e no Oriente Medio, como também em partes da América do Sul, do Caribe, da América do Norte, Ásia Oriental e no Pacífico - incluindo os riscos para a segurança global associados a seu empobrecimento e insegurança alimentar crescentes, aumento da vulnerabilidade a desastres naturais e mudanças climáticas, elevação dos conflitos internos e violência, e a interação entre eles".

As recomendações são direcionadas para governos, sociedade e setores produtivos. "A declaração serve como um guia mais imediato de trabalhos para o cuidados com as áreas semiáridas", destacou Krakhecke. De acordo com ele, governos podem usar o documento para a elaboração de políticas, a sociedade deve ter mais força para cobrar e implementar essas ações. "É enfatizado a necessidade e a possibilidade de o setor produtivos trilhar para o caminho da sustentabilidade", destacou.

Os debates mostraram o avanço que houve no campo científico desde a realização da primeira Icid, em 1992. O evento permitiu também a troca de experiências entre os países que sofrem com o problema da desertificação. Formulação de recomendações de políticas debatidas na Conferência serão levadas em consideração na reunião de cúpula Rio+ 20 sobre meio ambiente e desenvolvimento, que ocorrerá em 2012 no Rio de Janeiro, bem como em outros eventos que ocorrerem.

O debate realizado em Fortaleza avança na discussão da desertificação nas grandes conferências mundiais. Para o secretário Krakhecke, as três convenções na ONU resultados da RIO-92 - Mudanças climáticas, biodiversidade e desertificação - devem se articular mais.

"Os temas das convenções são muito imbricados entre si. Mudanças climáticas tem tudo a ver com o avanço da desertificação. Os impactos também provocados na biodiversidade também se refletem nas regiões semiáridas. E, por sua vez, os processos de desertificação impacta a biodiversidade e o aquecimento global. Há um nexo entre elas", conclui o secretário, que cobra uma atuação mais sinérgica entre as três conferências.

PNLD-EJA 2011: Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos

O PNLD-EJA é o Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos, ele incorpora o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA), atualmente responsável pelo atendimento dos estados e municípios participantes do Brasil Alfabetizado e das escolas públicas com turmas de alfabetização.

O PNLD-EJA amplia o atendimento, incluindo o primeiro e o segundo segmentos de EJA, que correspondem aos anos iniciais e finais do ensino fundamental. As redes de ensino de todas as unidades da Federação e municípios que possuem turmas de alfabetização e ensino fundamental na modalidade educação de jovens e adultos (EJA), assim como as entidades parceiras do Programa Brasil Alfabetizado, devem fazer a adesão ao Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA) até 27 de agosto.

A iniciativa, que vai beneficiar cerca de 5,7 milhões de educandos, em 2011, é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Cadastro de Entidades:

Para aderir ao programa as Prefeituras, Secretarias Municipais ou Estaduais devem fazer acesso ao sistema por meio do CNPJ da entidade, também deverá fornecer no momento do cadastro o CPF do responsável.

MS garante que casos recentes de sarampo no Brasil são de outros países

Em virtude das recentes notícias sobre os casos de sarampo no país, o Ministério da Saúde volta a afirmar que a doença continua eliminada do território nacional. Ou seja, não há circulação do vírus internamente.

• O Brasil interrompeu a circulação autóctone do sarampo em 2000. Todos os casos que têm sido registrados nesses últimos dez anos são importados, como ocorre em outros países das Américas que já eliminaram a doença, como Estados Unidos e Canadá.

• Isso vale também para os recentes casos investigados, cujas evidências apontam que são pacientes infectados fora do país ou contaminados por estrangeiros que vieram ao Brasil.

• A presença de casos importados é esperada pela vigilância em saúde, mesmo após a eliminação do vírus no Brasil, devido ao grande fluxo de pessoas que vêm de países onde a doença ainda existe, como alguns países da Europa, Ásia e África.

• Foi o que ocorreu no Estado do Pará. No início de agosto deste ano, foram confirmados três casos importados de sarampo no Pará, pertencentes ao mesmo núcleo familiar. Os três irmãos não foram vacinados contra a doença. Segundo análise genética, o vírus é similar aos dos surtos registrados na Inglaterra, França, Itália e Holanda.

• No Rio Grande do Sul, dois irmãos, de 11 e 12 anos, apresentaram sintomas de sarampo. Eles estiveram com a família em Buenos Aires, de 22 a 28 de julho. Nesse período, foram confirmados na capital da Argentina três casos de sarampo, em pessoas que relataram viagem recente à África do Sul, segundo o Ministério da Saúde do país vizinho. De acordo com a família, os irmãos não foram vacinados por serem alérgicos a ovo.

• Portanto são casos isolados, importados, que foram imediatamente detectados pela vigilância em saúde brasileira.

• Como sempre ocorre na notificação dos casos de sarampo, o Ministério da Saúde reforçou as seguintes orientações:

- Vigilância para identificação de ocorrência de novos casos suspeitos;
- Notificação imediata, em até 24 horas, à Secretaria Municipal de Saúde;
- Coleta de sangue e amostras para identificação viral;
- Busca ativa de casos suspeitos não notificados nas unidades de saúde públicas e privadas (hospitais, unidades básicas, laboratórios, clínicas etc.);
- Avaliação de cobertura vacinal.

• Essa recomendação tem sido reforçada pelas secretarias de saúde estaduais e locais, como nota divulgada nesta sexta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, visando a detecção de casos que tenham sintomas compatíveis com a doença e imediata investigação. Esta conduta é rotina da vigilância epidemiológica e tem permitido a exclusão de casos com quadro semelhante, como dengue, herpes e outras infecções.

• À exceção do Pará e Rio Grande do Sul não há nenhum outro Estado que esteja com registro atual de caso suspeito de sarampo, considerando a presença de sintomas e sorologia compatíveis.

• A identificação dos casos recentes demonstra que a vigilância epidemiológica tem mantido uma elevada sensibilidade para detecção de casos importados.

• A vacinação contra a doença faz parte do calendário de rotina da criança, com cobertura vacinal acima de 99%, o que assegura uma proteção contra a reintrodução da doença no país.

• Além disso, em 2008, 67,9 milhões de crianças, jovens e adultos foram vacinados contra a doença durante a Mobilização Nacional para a Eliminação da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC), já que a vacina utilizada no Brasil protege também contra sarampo.

• O Ministério da Saúde reitera que todas essas medidas são de rotina, adotadas por todos os países que ja alcançaram a eliminação e visa assegurar sua manutenção.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Neste sábado (21): Câmara de Boa Vista presta homenagem a TV Paraíba, Mozart Santos e Eneida Agra

A Câmara de Vereadores de Boa Vista entrega neste sábado (21) ás 19hs30min títulos de Cidadania boavistense ao Senhor Mozart Santos, baiano, “cidadão do mundo”, paraibano de paixão e diretor comercial da TV – Paraíba; Eneida Agra Maracajá, professora mestre em Educação pela UFPB e uma das mais respeitadas promotoras culturais do Nordeste e uma moção a Televisão Paraíba, propostos pelos Vereadores, Carlos Antonio Macedo (PSDB), Fernando Aires (PTB) e Wellington Ricardo (PDT), respectivamente.

Segundo os representantes do povo, Mozart Santos e Eneida Agra como a empresa, TV Paraíba, merecem as homenagens pela atenção e o respeito que tem dados a cidade de Boa Vista. A emissora sempre tem um carinho e atenção na cobertura e divulgação das tradições culturais do município. O seu diretor comercial, Mozart Santos, tem sido solicito e atencioso para com a cidade e suas promoções culturais. Já a professora Eneida Agra Maracajá, é responsável pela valorização da cultura local e tem dado uma contribuição significativa, principalmente, aos jovens. 

Para os vereadores autores da propositura. “O reconhecimento a TV-Paraíba, exemplo de tecnologia e informação precisa, onde a comunicação se constitui numa das questões mais importantes do cotidiano, no mundo globalizado, se faz pelas constantes matérias culturais da cidade. A comunicação tem um papel muito importante no nosso dia-a-dia, é uma das principais ferramentas do ser humano, cada vez mais se torna uma realidade, e muda nossa realidade também. Por isso reconhecemos a importância da TV Paraíba”.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Médico Gilberto Cavalcante é o mais novo cidadão boavistense

A Câmara Municipal de Boa Vista, atendendo solicitação do vereador Wellington Ricardo (PDT), realizou no sábado (7), no Plenário “Francisco de Farias Neto (Lumico)”, sessão solene para entrega do Título de Cidadão Campinense, ao secretário de saúde de Boa Vista, médico Gilberto Cavalcante Farias. 

A solenidade foi bastante concorrida e contou com a participação do prefeito de Boa Vista, Edvan Pereira Leite; do vice-prefeito, André Gomes; políticos, amigos e familiares do homenageado. Entre eles, o médico Cleriston Leite Diniz; Gilvan Cavalcante, irmão do homenageado; Luísa Pereira Porto, secretária de Ação Social; Carlos Alberto Jovem, secretário de Serviços Rurais; Linaldo Albuquerque, diretor do Fusem; profissionais e funcionários da saúde, do município de Boa Vista; os vereadores, Carlos Antonio Macedo (PSDB), Fernando Aires (PTB), Herbert Vagner (PP), Humberto Pereira (PSDB), Marinésio Almeida (DEM), Wellington Ricardo (PDT), autor da propositura. 

No discurso de saudação, o vereador Wellington Ricardo destacou que “o homenageado, médico Gilberto Cavalcante, natural do município de Serra Redonda, estado da Paraíba, é de família humilde, mas de muito boa índole, honestidade e respeito, o que foi fundamental para a sua formação básica e sua personalidade. O Dr. Gilberto é um médico respeitado, na Paraíba, foi prefeito por três mandatos, em Serra Redonda, é conhecido e querido pela população onde exerce a sua formação tem o respeito dos seus colegas e, aqui em Boa Vista vem se destacando como um administrador e médico amigo da cidade”. Disse. 

Para Wellington, “ele veio para trabalhar em Boa Vista na administração do prefeito Edvan Leite, como médico, secretário de saúde, Dr. Gilberto tem tido o carinho e o trato para com os pacientes, não só nas unidades de saúde do município, mais nas diversas unidades hospitalares onde desempenha suas atividades médica. Por fim, o vereador, parabenizou o prefeito Edvan Pereira Leite, pela feliz escolha do Dr. Gilberto Cavalcante, como secretário de saúde. 

Já o prefeito, Edvan Pereira Leite, disse, que “a competência do homenageado é para Boa Vista, que neste momento, por deferência do Poder Legislativo desta cidade, motivo de júbilo por conceder este título de cidadania boavistense a um profissional médico, que vem, para engrandecer e orgulhar o nosso povo. Conheço o homenageado desde o tempo em que ele era prefeito de Serra Redonda. Naquele tempo, Gilberto, foi perseguido e não entendido pela sua opção, de época, em entender que a vida humana é mais importante do que tudo na vida. Foi cassado, mais mesmo assim nunca perdeu o carinho, o respeito da maioria da população e principalmente daqueles que o conhecia. A partir daí, Dr. Gilberto, passou a ter a minha admiração e o meu respeito, e nesta nova convocação popular da minha cidade, Boa Vista, fiz o convite e ele aceitou e hoje me sinto feliz por ter acertado na escola”, finalizou. 

O vice-prefeito, André Gomes, também destacou a personalidade do homenageado e disse que “o mais importante tem sido a satisfação popular, o reconhecimento unanime do Pode Legislativo e a sempre disponibilidade do Dr. Gilberto para com todos que o procuram, esteja aonde estivar”.

Gilberto Cavalcante agradeceu a homenagem e o reconhecimento, dos vereadores, dizendo da honra que era a partir de agora ser de fato e de direito cidadão boavistence. “Logo nos primeiros meses a frente da secretaria de saúde de Boa Vista já me identifiquei como um filho daqui, graças à cordialidade e receptividade da população. Para mim, o serviço ao próximo é destacado como princípio seguido por Jesus Cristo, que sempre teve atitude de humildade e amor para com as pessoas. Este é o nosso grande desafio diante de tantas desigualdades. Nesta oportunidade agradeço a confiança do prefeito Edvan Leite, que tem construído uma cidade que é o melhor lugar para se viver na região”. Finalizou

domingo, 8 de agosto de 2010

No Semi-Árido da Paraíba escola é orgulho dos boavistenses

Oferecendo à comunidade, uma opção séria e inovadora de escola, pautada nos mais atualizados conceitos sobre educação e em práticas de atividades que possibilitem às crianças aptidões para viver de modo pleno não só os avanços tecnológicos mais a simplicidade e o conhecimento pelo cuidado do meio ambiente, a Escola Municipal Bentonit União tem se destacado na cidade de Boa Vista.

Segundo o corpo docente da escola, liderado pela diretora, Regina, a proposta educacional busca formar crianças independentes, criativas, com iniciativa própria, curiosas e desejosas em saber, aptas à pesquisa, acreditando sempre que o conhecimento se solidifica através da interação e da cooperação entre as pessoas.

Para Regina, “Como educadores, sabemos que estamos construindo cidadania sem perder o foco do meio ambiente. Temos hoje a satisfação de constatar que nossas metas vêm sendo plenamente atingidas, ao verificar tanto o desempenho de nossos alunos, quanto à procura por nossa instituição que a cada dia mais se solidifica na região, graças a políticas publicas adotadas pela atual gestão do prefeito de Boa Vista, Edvan Pereira Leite, e da parceria com a empresa Bentonit União”. Disse

A escola possui um espaço físico-pedagógico com salas de aulas dotadas dos materiais e recursos necessários às atividades programadas, tais como jogos de caráter educativo e recreativo; materiais didático-pedagógicos; oficinas; horta orgânica; cozinha; espaço para o trabalho de reciclagem; Teatro e Leitura de Música e Vídeo; artesanato em madeira e produção de sabonetes, pelos próprios alunos; Laboratório de Informática, com o projeto banda larga na escola, que dispõe de cinco computadores em rede; além de um amplo pátio com vários equipamentos para recreação, sobre o comando de profissionais especializados.

Os alunos participam também, sem nenhum ônus para os pais, de atividades esportivas e culturais nos vários ambientes da escola como um mini campo de futebol e um anfiteatro. A escola tem uma cozinha e parque com vários brinquedos onde as crianças, principalmente as menores, diariamente se divertem. A escola realiza solenidades e apresentações de final de ano, graças ao apoio integral da prefeitura de Boa Vista e do convênio firmado com a Bentonit União, em um “momento mágico” de integração do aluno, educadores e pais.

A Escola Municipal Bentonit União, trabalha com creche, pré-escola e ensino fundamental, atendendo a crianças e pré-adolescentes. No sentido de desenvolvê-las harmoniosamente e de forma integral, buscando o aprimoramento quanto aos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Em busca destes objetivos, segundo Regina, “nossos alunos da Creche e da Pré-Escola são alvo permanente de acompanhamento, registro e avaliação quanto ao desenvolvimento em todos os aspectos anteriormente abordados, não somente por parte de professoras, mas por todos os especialistas que complementam o trabalho educacional, atendendo a recomendação do secretário de Educação, Cultura e Desportos, Francisco de Almeida Leite, de uma proposta pedagógica para formar indivíduos mais criativos, independentes, com disposição para tomar iniciativas próprias e fazer pesquisa, e que ao mesmo tempo acreditem que o conhecimento deve ser feito através da interação e da cooperação entre as pessoas e em uma sociedade mais fraterna e menos competitiva”. Finalizou.

domingo, 1 de agosto de 2010

Prefeitura de Boa Vista realiza ação educativa contra a dengue

Quando se trata de dengue, além dos trabalhos de controle e combate ao agente transmissor da doença, a Prefeitura de Boa Vista tem realizadas ações que orientam a população sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti. Toda a Secretaria Municipal de Saúde, a Vigilância Epidemiológica e o Programa Saúde da Família (PSF) realizaram uma mobilização educativa.

Profissionais da saúde percorrem, diariamente, as ruas do município, numa ação, que tem como foco a orientação acerca das formas de proliferação do mosquito e sobre os sintomas de dengue, além da distribuição de panfletos informativos.

Para o prefeito Edvan Pereira Leite, “estamos fazendo uma ação educativa de orientação, para que as pessoas tenham uma conscientização da importância de sua participação no combate à dengue”, disse.

Segundo o secretário municipal de saúde, Dr. Gilberto, o trabalho educativo chega a ser mais importante do que a aplicação do larvicida. A educação sanitária deixa a população atenta aos possíveis focos do mosquito, principalmente aqueles pequenos depósitos como tampinhas de garrafa, plantas e cascas de ovo, que também são locais de desova do Aedes aegypti, destacou.

Acompanhe as dicas de Prevenção no combate ao mosquito da Dengue que os ACS passam para a população

Segundo o coordenador do CAPS - Damião Almeida - do municipio de Boa Vista, o grande problema para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Por exemplo: caixas d'água, barris, tambores, vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, tanques, cisternas, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores e muitos outros onde a água da chuva é coletada ou armazenada.

Portanto, considerando essa facilidade de disseminação, podemos imaginar o grau de dificuldade para efetivamente combater a doença - o que só é possível com a quebra da cadeia de transmissão, eliminando o mosquito dos locais onde se reproduzem. Assim, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de toda a comunidade a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Caso contrário, as ações isoladas poderão ser insuficientes para acabar com os focos da doença.

CONTRA PICADAS
Se as pessoas não são picadas, não se tornam mais um foco indireto da doença. Veja algumas dicas:

MEDIDAS PARA EVITAR PICADA DE MOSQUITO

Espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.

Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.

Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.

Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.

MEDIDAS PARA ELIMINAÇÃO DOS LOCAIS DE REPRODUÇÃO DO MOSQUITO

Tampar os grandes depósitos de água: A boa vedação de tampas em recipientes como caixas d'água, tanques, tinas, poços e fossas impedirão que os mosquitos depositem seus ovos. Esses locais, se não forem bem vedados, permitirão a fácil entrada e saída de mosquitos.

Remover o lixo: O acúmulo de lixo e de detritos em volta das casas pode servir como excelente meio de coleta de água de chuva. Portanto, as pessoas devem evitar tal ocorrência e solicitar sua remoção pelo serviço de limpeza pública - ou enterrá-los no chão ou queimá-los, onde isto for permitido.

Fazer controle químico: Existem larvicidas seguros e fáceis de usar, que podem ser colocados nos recipientes de água para matar as larvas em desenvolvimento - este método para controle doméstico da dengue em cidades grandes tem sido usado com sucesso por várias secretarias municipais de saúde e é realizado pelos agentes de controle da dengue.

Limpar os recipientes de água: Não basta apenas trocar a água do vaso de planta ou usar um produto para esterilizar a água, como a água sanitária. É preciso lavar as laterais e as bordas do recipiente com bucha, pois nesses locais os ovos eclodem e se transformam em larvas.

OUTRAS IMPORTANTES MEDIDAS PARA CONTROLAR OU ACABAR COM A DENGUE SÃO:

Qualidade e quantidade da água: um eficiente tratamento da água e sua disponibilidade à população são importantes para a prevenção da dengue. Entre outros motivos, a falta d'água força as pessoas a armazená-la em recipientes, que podem tornar-se criadouros para os mosquitos transmissores.

Coleta de lixo: a coleta regular de lixo também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Inspeção domiciliar para controle da reprodução de mosquitos: quando isto for necessário, visitas domiciliares determinam se está havendo reprodução de mosquitos dentro e em volta das casas. Os Argentes Comunitários de Saúde podem ensinar aos moradores os meios para impedir a reprodução dos mosquitos.