domingo, 24 de outubro de 2010

Em Boa Vista Programa de melhorias visa cumprir e melhorar acessibilidade

Não é necessário possuir algum tipo de deficiência para saber o quanto as cidades são inacessíveis. Pessoas com um salto um pouco mais alto, com carrinho de bebê, de feira, com excesso de peso ou dificuldade de locomoção são vítimas freqüentes nas ruas e calçadas no cenário urbano brasileiro.

Para o prefeito de Boa Vista, Edvan Leite, a acessibilidade na cidade contribui para a inclusão do portador de deficiência. “É difícil para uma pessoa ir ao trabalho sem condições de circulação ou passar um dia inteiro no trabalho sem um banheiro acessível. O crescimento desordenado da cidade, as calçadas estreitas e obstáculos no meio da calçada representam desafio para o portador de deficiência e para os gestores públicos que precisam "arrumar o que foi mal feito". Disse

Felizmente, em Boa Vista, alguma coisa está sendo feita para minimizar a questão. Segundo o secretário de obras, Valmiro Pinto, a Secretaria Municipal, através de sua assessoria técnica, esta fazendo uma avaliação da acessibilidade na cidade e, em alguns casos vêem colocando rampas de acessibilidade para facilitar a vida, principalmente das pessoas especiais.

"Estamos cumprindo uma determinação do prefeito, Edvan Leite, que tem como uma de suas metas de governo, dentro do cronograma de trabalho, tornar Boa Vista uma cidade fácil, sem desafios para o portador de deficiência". Disse Valmiro

Os trabalhos de melhorias, na área central e escolas do município, visam colocar rebaixamento de guias nos acessos e travessias. Já há alguns resultados, nas escolas e outros locais públicos de grande movimentação. Garante Valmiro Pinto.

O secretário lembra que os calçamentos em frente aos imóveis são de  responsabilidade do proprietário do imóvel, que é obrigado a colocar rampa de acessibilidade, de acordo com a norma técnica NBR 9050. Segundo ele, muitas vezes, devido ao material utilizado, a rampa não tem durabilidade e volta a ocasionar problemas para circulação do portador de deficiência.

Para amenizar o problema, a prefeitura está, nos próximos dias, reforçando as rampas, com a finalidade de padronizá-las e fazer com que a qualidade de execução e durabilidade se eleve.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

CNI e Sebrae aplicam R$ 48,7 milhões em inovação na pequena empresa

As micro e pequenas indústrias terão R$ 48,7 milhões em recursos, nos próximos três anos, para promover a inovação. As dotações serão desembolsadas pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que assinaram convênio com este objetivo na sexta-feira (1). 

“Os recursos da CNI e do Sebrae servirão para formar indutores e promotores de projetos de inovação tecnológica, mas também para formar 18 mil empresas, capacitar nove mil empresários e, no mínimo, executar três mil projetos de inovação tecnológica”, informou o presidente em exercício da CNI, Robson Braga de Andrade. Ele assinou o convênio com o diretor-presidente do Sebrae nacional, Paulo Okamotto. 

De acordo com Andrade, a apresentação de projetos e a disponibilidade dos recursos já são um avanço muito grande, “considerando principalmente que as micro e pequenas empresas têm muitas dificuldades de investir em inovação, porque estão muito voltadas para o seu dia-a-dia, para o seu mercado”. 

Segundo o presidente em exercício da CNI, “esse é exatamente o nicho de empresas em que precisamos atuar, para fazer com que dêem um salto de qualidade, de desenvolvimento de produtos para atingir um mercado maior”. 

O orçamento do convênio será executado a partir da análise de planos de trabalho elaborados pelos núcleos de inovação em 24 federações de indústrias dos estados. Com os recursos aprovados pelas Gerências de Políticas Industriais da CNI e do Sebrae, os núcleos criarão um portfólio de produtos que estará disponível para as empresas nesta primeira fase do programa. 

O acordo entre CNI e Sebrae contempla seis eixos: eventos de sensibilização e motivação; cursos de capacitação em gestão; planos de inovação; suporte à adoção da estratégia; consultorias para elaboração de projetos à análise de órgãos de fomento, e avaliação e monitoramento de resultados. “Este último consolida o ciclo e permite observar se os objetivos foram alcançados. E até ai inovamos, porque teremos condição de medir o impacto de uma ação deste porte”, explicou o gerente de Estudos e Políticas Industriais da CNI, Paulo Mol. 

O diretor-presidente do Sebrae nacional destacou os benefícios do convênio. “O empresário terá acesso a recursos, a como fazer planos para inovar, terá mais informações sobre a necessidade de inovar em processos e produtos, para criar empresas fortes no mercado nacional e internacional”, assinalou Paulo Okamotto. 

Tema Central 
O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, que participou da reunião da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), durante a qual foi assinado o convênio, salientou a importância da inovação no crescimento econômico do País. 

“Estamos refletindo a Política de Desenvolvimento Produtivo, o PDP 2, a nova etapa da política industrial. Neste momento, é fundamental essa contribuição do setor privado. Recebemos na reunião da MEI várias sugestões para apoio à pesquisa e desenvolvimento, a grandes projetos mobilizadores em áreas relevantes”, disse Coutinho. 

Assinalou ser a inovação tema central no desenvolvimento da PDP 2. “Nenhuma economia moderna pode pensar em se desenvolver sustentavelmente sem inovação, inclusive com viés ambiental. É o grande caminho para ganhar mercados, para criar empregos de qualidade”, concluiu o presidente do BNDES. 

O secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Rodrigues Elias, que também participou do evento, também falou da importância do convênio, lembrando os diversos instrumentos disponibilizados pelo governo Federal por intermédio do MCT para impulsionar a inovação tecnológica no meio empresarial. 

A próxima reunião da MEI ocorre em 5 de novembro próximo, quando serão consolidadas as propostas de fomento à inovação a serem encaminhadas ao presidente da República eleito.

Prorrogadas para 10 de outubro as inscrições no Exame Nacional para Certificação do Encceja de 2010

Foram prorrogadas para 10 de outubro as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2010. O prazo original seria encerrado no domingo, 26. A data das provas está mantida para 12 de dezembro.

O Encceja é uma avaliação voluntária e gratuita destinada a pessoas que não tiveram oportunidade de concluir o ensino fundamental na idade curricular apropriada. Para obter a certificação, o candidato precisa ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame.

No ato da inscrição, os interessados podem selecionar pelo menos uma área de conhecimento. O exame é formado por provas de língua portuguesa, língua estrangeira moderna (inglês), artes, educação física e redação [prova I]; matemática [prova II]; história e geografia [prova III]; ciências naturais [prova IV].

Até 16 de novembro, os participantes receberão o cartão de confirmação da inscrição no endereço que informaram. A partir dessa data, a confirmação, com endereço, hora, data e local de prova, também estará disponível no sistema de acompanhamento da inscrição e no serviço de atendimento Fala, Brasil (0800 616161).

No dia do exame, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 7h e fechados às 8h25 para as provas da manhã; reabertos às 13h e fechados às 14h25, para as da tarde, de acordo com o horário de Brasília.

A emissão dos certificados é de competência das secretarias estaduais de educação. Cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação. Desde 2009, a certificação para o ensino médio ocorre por meio da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os inscritos na edição de 2009, que foi adiada para este ano, devem confirmar participação no sistema de inscrição, que também permitirá a alteração de dados cadastrais. Caso não haja confirmação, a inscrição será cancelada automaticamente. A confirmação e as inscrições devem ser feitas na página eletrônica do exame.

A prorrogação das inscrições do Encceja de 2010 foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 27.

Ministério da Saúde abre inscrições para bolsas de estudo na área de Saúde Mental

Incentivo é voltado para profissionais de saúde da rede pública, estudantes de graduação e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, de todo o país. Inscrições vão até 12 de novembro

Instituições de ensino superior de todo o Brasil têm até 12 de novembro para apresentar projetos para o desenvolvimento de pesquisas em Saúde Mental que abordem temas prioritários, como crack, álcool e outras drogas. Serão beneficiados com bolsas de educação pelo trabalho estudantes e professores de graduação na área de saúde e profissionais da área de Saúde Mental que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há número limitado de bolsas, que terão validade para o ano letivo de 2011. Os resultados têm divulgação prevista para 30 de novembro de 2010.

Para concorrer às bolsas, as instituições interessadas, em parceria com as Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, devem apresentar proposta de pesquisa especificando seu objetivo e sua relação com a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS. Os projetos serão avaliados e aprovados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, além da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas da Presidência da República/SENAD (leia regulamento abaixo).

Os selecionados receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Para os estudantes, o valor é de R$ 360,00 (correspondente à bolsa de iniciação científica).

Podem participar do processo de seleção as instituições de educação superior públicas ou privadas sem fins lucrativos que integram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) ou que desenvolvam atividades curriculares em serviços públicos de saúde, atestada pelo respectivo gestor municipal e/ou estadual de Saúde. O Pró-Saúde busca reorientar o ensino superior na área de saúde para atender às necessidades do SUS, estimulando a inserção de professores e estudantes na rede pública de serviços de saúde desde o início da formação.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em “Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas” faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.
Atualmente, o PET-Saúde para as áreas de Saúde da Família e Vigilância em Saúde oferecem, juntos, cerca de 10 mil bolsas por mês e têm ajudado a melhorar a formação de estudantes de graduação nessas áreas específicas. Até o momento, o investimento foi de R$ 67,6 milhões.

Outras informações estão disponíveis no site www.saude.gov.br/sgtes/petsaude ou podem ser obtidas pelo e-mail petsaudemental@saude.gov.br.

Ministério da Saúde abre inscrições para bolsas de estudo na área de Saúde Mental

Incentivo é voltado para profissionais de saúde da rede pública, estudantes de graduação e professores de instituições de ensino superior, públicas e privadas sem fins lucrativos, de todo o país. Inscrições vão até 12 de novembro

Instituições de ensino superior de todo o Brasil têm até 12 de novembro para apresentar projetos para o desenvolvimento de pesquisas em Saúde Mental que abordem temas prioritários, como crack, álcool e outras drogas. Serão beneficiados com bolsas de educação pelo trabalho estudantes e professores de graduação na área de saúde e profissionais da área de Saúde Mental que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Não há número limitado de bolsas, que terão validade para o ano letivo de 2011. Os resultados têm divulgação prevista para 30 de novembro de 2010.

Para concorrer às bolsas, as instituições interessadas, em parceria com as Secretarias Estaduais ou Municipais de Saúde, devem apresentar proposta de pesquisa especificando seu objetivo e sua relação com a atenção em saúde mental, crack, álcool e outras drogas no âmbito do SUS. Os projetos serão avaliados e aprovados pelos Ministérios da Saúde e da Educação, além da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas da Presidência da República/SENAD (leia regulamento abaixo).

Os selecionados receberão bolsas tendo como referência os valores pagos pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente, o valor para as bolsas dos profissionais de ensino (Tutor Acadêmico e de Preceptor) é de R$ 1.045,89. Para os estudantes, o valor é de R$ 360,00 (correspondente à bolsa de iniciação científica).

Podem participar do processo de seleção as instituições de educação superior públicas ou privadas sem fins lucrativos que integram o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) ou que desenvolvam atividades curriculares em serviços públicos de saúde, atestada pelo respectivo gestor municipal e/ou estadual de Saúde. O Pró-Saúde busca reorientar o ensino superior na área de saúde para atender às necessidades do SUS, estimulando a inserção de professores e estudantes na rede pública de serviços de saúde desde o início da formação.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) em “Saúde Mental/crack, álcool e outras drogas” faz parte do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, uma parceria entre os Ministérios da Saúde e da Educação, coordenado pela SENAD, da Presidência da República. O objetivo é estimular a formação de grupos de aprendizagem, com orientação de tutores, para atuar no SUS.
Atualmente, o PET-Saúde para as áreas de Saúde da Família e Vigilância em Saúde oferecem, juntos, cerca de 10 mil bolsas por mês e têm ajudado a melhorar a formação de estudantes de graduação nessas áreas específicas. Até o momento, o investimento foi de R$ 67,6 milhões.

Outras informações estão disponíveis no site www.saude.gov.br/sgtes/petsaude ou podem ser obtidas pelo e-mail petsaudemental@saude.gov.br.