domingo, 24 de outubro de 2010

Em Boa Vista Programa de melhorias visa cumprir e melhorar acessibilidade

Não é necessário possuir algum tipo de deficiência para saber o quanto as cidades são inacessíveis. Pessoas com um salto um pouco mais alto, com carrinho de bebê, de feira, com excesso de peso ou dificuldade de locomoção são vítimas freqüentes nas ruas e calçadas no cenário urbano brasileiro.

Para o prefeito de Boa Vista, Edvan Leite, a acessibilidade na cidade contribui para a inclusão do portador de deficiência. “É difícil para uma pessoa ir ao trabalho sem condições de circulação ou passar um dia inteiro no trabalho sem um banheiro acessível. O crescimento desordenado da cidade, as calçadas estreitas e obstáculos no meio da calçada representam desafio para o portador de deficiência e para os gestores públicos que precisam "arrumar o que foi mal feito". Disse

Felizmente, em Boa Vista, alguma coisa está sendo feita para minimizar a questão. Segundo o secretário de obras, Valmiro Pinto, a Secretaria Municipal, através de sua assessoria técnica, esta fazendo uma avaliação da acessibilidade na cidade e, em alguns casos vêem colocando rampas de acessibilidade para facilitar a vida, principalmente das pessoas especiais.

"Estamos cumprindo uma determinação do prefeito, Edvan Leite, que tem como uma de suas metas de governo, dentro do cronograma de trabalho, tornar Boa Vista uma cidade fácil, sem desafios para o portador de deficiência". Disse Valmiro

Os trabalhos de melhorias, na área central e escolas do município, visam colocar rebaixamento de guias nos acessos e travessias. Já há alguns resultados, nas escolas e outros locais públicos de grande movimentação. Garante Valmiro Pinto.

O secretário lembra que os calçamentos em frente aos imóveis são de  responsabilidade do proprietário do imóvel, que é obrigado a colocar rampa de acessibilidade, de acordo com a norma técnica NBR 9050. Segundo ele, muitas vezes, devido ao material utilizado, a rampa não tem durabilidade e volta a ocasionar problemas para circulação do portador de deficiência.

Para amenizar o problema, a prefeitura está, nos próximos dias, reforçando as rampas, com a finalidade de padronizá-las e fazer com que a qualidade de execução e durabilidade se eleve.

0 comentários:

Postar um comentário