quinta-feira, 25 de novembro de 2010

“Profano”: Começa hoje as Festividades ao “Bom Jesus dos Martírios” padroeiro de Boa Vista

Nesta quinta-feira (25) acontece à abertura social da festa do padroeiro do município de Boa Vista com uma homenagem as ex-garçonetes da festa de “Bom Jesus dos martírios”. Na homenagem as ex-garçonetes esta Dona Militina, uma das mais antigas. A prefeitura resgata participantes de 1938 (Distrito) até 2002(Cidade).

Festa de padroeiro tem sabor de reencontro. Nada mais interiorano, mais característico das pequenas cidades que a sua festa de padroeiro. A cidade inteira prepara-se para os dias de festa. O clima festivo parece presente no ar, as residências recebem pessoas que vêem de outras cidades, filhos que moram fora, parentes distantes... A população praticamente dobra, há gente na rua o dia inteiro, sem falar naquelas pessoas que vão apenas para as festas noturnas.

 É um momento ímpar na vida da cidade. A igreja é responsável pela parte religiosa, às celebrações eucarísticas é o ponto alto da festa. São nesse contexto que a comunidade do Bom Jesus dos Martírios comemora os 172 anos de fundação de sua igreja com a tradicional festa de seu padroeiro, que será realizada no período de 21 a 28 de novembro.

A festa que transita entre o sagrado e o profano agrada a todos os gostos, proporcionando ótimos momentos de fé e descontração para toda a família. Dentre a programação religiosa haverá celebrações eucarísticas durante os 8 dias de festa, casamento coletivo e Missa dos Enfermos; no Dia da Juventude (25) terá início à festa social, com torneio de xadrez, corrida do Bom Jesus, momento de oração e homenagem às ex-garçonetes; no Dia dos Criadores (26) teremos cavalgada e missa dos vaqueiros.

O Dia dos Motoristas e Motociclistas (27) será marcado pela Missa dos Motoristas, celebrada pelo Pe. Claudeci Silva Soares (administrador paroquial), batizados, churrasco dos motoristas no pavilhão e procissão dos motoristas e motociclistas.

No Dia do Padroeiro (28), a programação é vasta, começando com uma solene celebração eucarística com a criação e instalação da Paróquia do Bom Jesus dos Martírios e posse do Pe. João Paulo Souto Victor haverá ainda leilão, feijoada, missa solene de encerramento e procissão com a imagem do Bom Jesus dos Martírios, apuração dos votos das candidatas e coroação da rainha da festa. Grandes atrações musicais serão responsáveis por fechar os dias de festa em grande estilo e tornar a festa do Padroeiro algo para se guardar na memória.

Shows musicais encerram os dias de festejo do padroeiro de Boa Vista

A festa do Bom Jesus dos Martírios, receberá grandes nomes do cenário musical da atualidade para fechar os dias de festa com chave de ouro. Na quinta-feira (25) a animação fica por conta de Kátia Virginia e Gabimar Cavalcante; na sexta-feira (26) quem comanda a festa é o Forrozão Karkará e o Forrozão Balanço na Rede.

No sábado (27), quem vai levantar a poeira são as bandas Saia Justa e Forrozão Chapéu de Palha e o encerramento da festa no domingo (28) fica na responsabilidade do Forrozão Red Bull. As bandas prometem não deixar ninguém parado e tornar a festa inesquecível.

4 comentários:

Olá Boa Vista On Line! Estou navegando pelos blogs paraibanos e conhecendo uma Paraíba contada pelos seus moradores, que até então não conhecia e estou encantado por esse Estado!
O que é cariri paraibano?
Boa festividade a todos!

“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

Gostaria de lhe convidar para que comentasse o meu “A Cruel Vingança De Seu Ignácio”. Ok?
http://jefhcardoso.blogspot.com de blog em blog.

A cidade de Boa Vista é vizinha da "Roliude paraibana" Cabaceiras. Boa Vista foi distrito de Campina Grande e tem muitas coisas boas como o seu tradicional queijo de coalho, o artesanato, o minério, a vegetação "caatinga", e pontos históricos. vale a pena conhecer

A melhor coisa de Boa Vista sem dúvida alguma é seu povo. Em meio às diversidades encontra-se cultura, , artesanato, amor, carinho, receptividade e muita história bonita.

O povo de Boa Vista é esperançoso!

Antonio Izidro - Liberdade FM

Olha a matéria da TV Paraíba
http://www.youtube.com/watch?v=daZFI6kDea8

Postar um comentário