segunda-feira, 28 de junho de 2010

Na 2ª Festa do Queijo de Boa Vista o que não faltou foi parceria

Uma vasta programação foi elaborada para a realização da segunda edição da Festa do Queijo da cidade de Boa Vista, no período de 21 a 23 de maio. O evento foi aberto oficialmente na sexta-feira (21), às 22h no palco principal. As atividades iniciadas às 6h, com a primeira ordenha do Concurso da Vaca Leiteira no Sítio Cenográfico. Às 8h30, abertura do Sítio com a apresentação da Filarmônica Bom Jesus.

A organização da festa programou um ciclo de palestras de interesse dos produtores rurais, fruto de um convênio entre a Prefeitura de Boa Vista e o Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Campina Grande UFCG. Às 16h, o agrônomo e doutorando em Recursos Naturais na UFCG, Frederico Campos abordou o tema “Alternativas e adequação de Máquinas para forrageamento animal: Máquina que retira os espinhos do Mandacaru”.

O palestrante destacou a importância da utilização da vegetação nativa da Caatinga como a plantação do mandacaru em área degradada. Ele apresentou a máquina de tirar os espinhos do projetista Helenaldo Azevedo, da Laboremos. De acordo com o agrônomo o mandacaru apresenta propriedade protéica superior à palma, e pode ser utilizada na alimentação do gado.

MÁQUINAS – Após a palestra o agrônomo Frederico Campos mostrou aos produtores rurais como funciona a máquina de tirar espinhos e as máquinas forrageiras conjugadas, as picotadoras (para forragem de capim).
O projeto da máquina de tirar espinhos foi desenvolvido em parceria com o INSA da Bahia e está sendo comercializada pela Laboremus.

0 comentários:

Postar um comentário