segunda-feira, 28 de junho de 2010

Prefeitura de Boa Vista promove a “2ª Festa do Queijo”

O evento, que já em seu primeiro ano atraiu uma multidão para a cidade de Boa Vista – PB foi criado pela Lei Municipal 119, com o objetivo de resgatar e incentivar a produção do queijo de coalho no município. A Festa do Queijo chega nesta sexta-feira e sábado no seu segundo ano, em ritmo de copa do mundo com o tema “A cidade do queijo campeão do mundo”.

A Festa do Queijo incentiva o turismo rural e agrega valores aos produtos da agricultura familiar. “Todo o leite utilizado na produção do queijo vem de produtores da própria cidade e região. É uma forma que a Prefeitura Municipal de Boa Vista encontrou para mostrar a produção e valorizar os pequenos produtores.

Em 1999 foi criada uma Lei Municipal de incentivo a produção do queijo de coalho de Boa Vista o famoso queijo de “Santa Rosa”, conhecido em todo o Brasil. A “Festa do Queijo” acontece em uma fazenda cenográfica, com currais para bovinos, caprinos além da “casa do queijo, local de comercialização de queijos de coalho produzidos artesanalmente, principalmente pelas queijeiras e queijeiros da cooperativa local.

Outras barracas completam a área cenográfica do evento e comercializam comidas típicas, bebidas e artesanato de Boa Vista e da região do cariri paraibano.

A “2ª Festa do Queijo”, que acontece nos dias 21 e 22 de maio cotará na sua programação; seminários, gastronomia, artesanato, forró pé de serra, concurso da vaca leiteira, produção e comercialização do queijo de coalho e a escolha da Rainha do Queijo.

Na programação musical a festa irá contar com muito forró. Na sexta-feira (21), Alcymar Monteiro, Banda os 3 do Nordeste e Forrozão Tempero Completo. No sábado (22), Brasas do Forró, Forrozão Karkará e banda Forró Estouro.  

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Boa Vista – PB, com apoio do Ministério do Turismo e a colaboração do SEBRAE – PB, Universidade Federal de Campina Grande e Agita Paraíba.

0 comentários:

Postar um comentário